À Área de Infância e Juventude (AIJ), através de seus Setores de Infância e Juventude, compete organizar e direcionar as atividades relacionadas com a orientação Doutrinária Espírita junto à criança e ao jovem, em sincronia com os órgãos unificacionistas em nível estadual e federal, cabendo-lhe, ainda, cuidar das frentes de trabalho que lhe são peculiares no âmbito interno da UEM.

§ 1º - A Mocidade Espírita '0 Precursor' é o órgão integrante do Setor de Juventude para o estudo, serviço e arregimentação de experiências das atividades sociais da UEM entre os jovens, tendo por objetivo o exercício experimental no encaminhamento da formação moral do jovem à luz dos postulados de Jesus e Kardec, tendo suas atividades disciplinadas por Regimento Interno § 2º - A Aula Sólon, órgão integrante do Setor de Infância, tem por objetivo, no âmbito interno da UEM, o exercício experimental no encaminhamento da formação moral da infância à luz dos postulados de Jesus e Kardec (Art. 33 UEM)

A AIJ tem por finalidade orientar as atividades evangélico-doutrinárias para crianças e jovens (evangelização infantil e juventude Espírita), em estreita colaboração com os demais Departamentos da UEM, com as AME e CRE de Minas Gerais e com a Federação Espírita Brasileira.

Incumbe a AIJ:

  • Incentivar, orientar e apoiar a formação de Departamentos nessa área junto aos órgãos do esquema federativo mineiro.
  • Produzir e distribuir materiais sobre o tema, fornecendo subsídios administrativos e evangélico-doutrinários para a melhor organização da evangelização infantil e da juventude.
  • Sugerir e desenvolver programas e currículos para a escola de evangelização Espírita infanto-juvenil.
  • Realizar palestras, cursos, encontros sobre a infância e a juventude à luz do Espiritismo.
  • Realizar reuniões com as AME e os CRE para troca de experiências, idéias e orientações sobre os temas específicos do Departamento.
  • Promover o aprimoramento psico-pedagógico dos que atuam como evangelizadores na Infância e Juventude.

SETOR DE INFÂNCIA: Responsável pelas atividades destinadas à Criança.
SETOR DE JUVENTUDE: Responsável pelas atividades destinadas ao Jovem.

Fonte: Site União Espírita Mineira - UEM